Ciro quer tornar barra de proteção item obrigatório em veículos

fotomateria 27.03.2018Veículos vendidos no Brasil deverão ter as barras de proteção lateral como componentes de uso obrigatório, segundo proposta do senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI), por meio do PLS 81/2018. Ele argumenta que as barras de proteção irão tornar os veículos mais seguros e, consequentemente, salvar vidas, já que o país está em quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito.

As barras deverão ser montadas no interior das portas e das laterais dos automóveis, para proteger a carroceria na altura dos assentos. “Estudos mostram que a redução de lesões nos ocupantes dos carros chega a 54%. Fica claro que as barras fazem diferença”, afirmou Ciro.

Testes realizados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), em 2016, mostram a eficiência destas barras de proteção. Os carros que possuem as barras tiveram um menor afundamento da lateral durante uma colisão.

Mais segurança

Apesar de o tema já ser debatido no Congresso Nacional por meio do PLS 307/2008, está que está tramitando na Câmara dos Deputados, o projeto cita “dispositivo de proteção contra impactos laterais”. Para o senador Ciro, esse texto pode dar margem para o entendimento que os airbags laterais são suficientes. “É preciso exigir a instalação específica das barras de proteção lateral nos veículos novos. Elas podem garantir maior segurança durante as colisões laterais”, explicou o parlamentar.

    soundclound

Ala Senador Teotônio Vilela Gab.01 - CEP 70165- 900
Brasília - DF Tel.: (61)3303-6187/6185 
Fax: (61)3303-6192
E-mail: ciro.nogueira@senador.gov.br