No Ministério da Integração, Ciro pede recursos emergenciais para a seca

fotomateria 20.09.2017O senador Ciro Nogueira (PP-PI) participou, na manhã desta quarta-feira (20), de audiência com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar da crise hídrica no estado do Piauí. Junto com o governador Wellington Dias e o secretário estadual de defesa civil, Hélio Isaías, o senador pediu auxílio emergencial para os municípios que vêm sofrendo com a falta de abastecimento de água, inclusive, para o consumo humano. O ministro informou que a previsão é que os recursos sejam liberados na próxima semana.

Atualmente, quase 90 municípios piauienses tiveram estado de emergência declarado devido à estiagem. Ciro reafirmou seu compromisso de buscar junto ao Governo Federal recursos e soluções para amenizar os efeitos da seca prolongada no Piauí. Ele destacou que foi feito um apelo ao ministro para que projetos de implantação de adutoras de engate rápido sejam viabilizados com a maior celeridade possível, devido à grave situação das cidades.

“Várias cidades têm enfrentado momentos muito difíceis pela escassez de água, com os volumes dos seus reservatórios diminuindo a cada dia e faltando água até para o consumo das pessoas. É uma situação grave e esperamos que os recursos ajudem a melhorar a qualidade de vida da população. Pedimos também que sejam priorizados também os projetos de adutoras de engate rápido. Alguns deles já se encontram em andamento, como por exemplo, o da cidade de São Raimundo Nonato”, destacou.

O governador Wellington Dias afirmou que o abastecimento de água é hoje o mais grave problema para muitos municípios no Piauí. “A região de fronteira do Piauí com os estados de Pernambuco, Bahia e  Ceará é uma das áreas mais afetadas. A audiência foi muito importante e recebemos a sinalização positiva do ministro devido a importância do pleito”, informou.

    soundclound

Ala Senador Teotônio Vilela Gab.01 - CEP 70165- 900
Brasília - DF Tel.: (61)3303-6187/6185 
Fax: (61)3303-6192
E-mail: ciro.nogueira@senador.gov.br