Projeto determina que BR-222 chame Rodovia Deputado Themístocles Sampaio

downloadO senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou, nesta quarta-feira (28), projeto (PLS 209/2017) que determina que a BR 222, no trecho que corta o Piauí, seja denominada Rodovia Deputado Themístocles Sampaio.

Segundo Ciro, a iniciativa é um reconhecimento à trajetória exemplar do ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira, político que dedicou sua vida à luta pela democracia e pelo desenvolvimento do país.  “Apresentamos o projeto para homenagear essa grande figura que contribuiu, de modo significativo, na ampla luta pelo fim do regime do arbítrio e pelo restabelecimento da democracia no Brasil”, informou o senador.

O projeto será analisado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Biografia

 Nascido no município de Esperantina (PI), no dia 12 de novembro de 1921, Themístocles começou a trabalhar, ainda menino, como ajudante na padaria de seus pais. Após cursar a terceira série do ensino fundamental, seguiu para Teresina, onde, ao tempo em que trabalhava como comerciário, foi aprovado para ingressar na Escola Técnica de Comércio do Piauí.  Mais tarde, concluiu o curso na Escola Superior de Comércio do Rio de Janeiro.

O ingresso na política aconteceu ao se eleger vereador na cidade de Esperantina, assumindo, no decorrer do mandato, a presidência da Câmara Municipal. Como deputado estadual, eleito em 1962, pelo Partido Trabalhista Brasileiro, teve seus direitos políticos cassados pelo regime ditatorial implantado dois anos depois. Assumiu, ainda, cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, e os cargos de Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Teresina e Diretor-Geral do Detran do Piauí, além de Deputado Federal no ano de 1998. Faleceu em 24 de maio de 2013, aos 91 anos, concluindo uma vida inteira dedicada ao exercício da política.

    soundclound

Ala Senador Teotônio Vilela Gab.01 - CEP 70165- 900
Brasília - DF Tel.: (61)3303-6187/6185 
Fax: (61)3303-6192
E-mail: ciro.nogueira@senador.gov.br